-
Arquitetos: 3Arquitectura
- Área: 4950 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Leonardo Finotti, Casablanca
-
Fabricantes: Arauco, KOA, Novaceramic, Troldtekt, Vintec
Descrição enviada pela equipe de projeto. A fim de responder, através da arquitetura, à filosofia "Reggio Emilia" e integrar esta pedagogia no programa, a linguagem de Beelieve consegue adicionar espaços-chave para a criação de contextos educativos dinâmicos e sensoriais, o que faz com que o projeto rompa com o que é estabelecido na educação tradicional e se torne um elemento icônico entre os prédios escolares da cidade.
Beelieve convida os usuários, com seu desenho amigável, a inclusão completa e fácil acesso a todos os níveis para explorar o espaço, para descobrir através da experimentação e interação com a natureza. Pequenos pomares geram uma relação entre espaços internos e externos que permitem o contato da vegetação com as salas de aula para o desenvolvimento integral das crianças.
Os espaços não são destinados a uma atividade única, mas são manipuláveis e adaptáveis, possibilitando um ambiente adequado para a aprendizagem.
Seu desenho amigável permite o acesso às diferentes áreas de seus três níveis por meio de um circuito de rampa, para que as mudanças de pavimento não sejam muito visíveis e sejam facilmente percorridas. Os materiais de baixa manutenção (aparente e elementar), como concreto, tijolo e madeira, falam da honestidade e estética do espaço.
No pavimento inferior, no nível da floresta adjacente, um grande jardim permite que as crianças brinquem e se divirtam, conferindo a sensação de que a floresta continua e entra na escola. A entrada para pedestres recebe usuários com uma grande árvore que atravessa o telhado. Uma cobertura central definida por um hall circular define a busca por criar um vínculo de união entre crianças de diferentes idades e salas de aula.
Os espaços e seus móveis são codificados por cores para que cada grupo ou ateliê tenha sua própria personalidade. As cores são protagonistas nas salas de aula e foram selecionadas com base na colorimetria e na história da hierarquia das cores. Para adaptar os espaços ao desenvolvimento das crianças, o mobiliário modular foi configurado com ergonomia e usabilidade, adequados a diferentes fases de crescimento e áreas de aprendizagem como mindfulness, matemática, construção, ciência, arte, entre outras.